O Paraná tem sete parlamentares na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional. A lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessores Parlamentares (Diap) leva em consideração a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e a facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas. Entre os debatedores estão os senadores Álvaro Dias (PSDB), Gleisi Hoffmann   (PT), Roberto Requião (PMDB), e o deputado federal Rubens Bueno (PPS).

Articuladores

Os articuladores são os deputados federais Dr. Rosinha (PT) e Eduardo Sciarra (PSD). O deputado Federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) aparece na lista como formulador. Outros três deputados paranaenses aparecem como “cabeças em ascensão”. São eles Alex Canziani (PTB), Fernando Francischini (SD) e Fernando Giacobo (PR).

Já os deputados Abelardo Lupion (DEM), André Vargas (PT) e Osmar Serraglio (PMDB) saíram da lista dos “cabeças” neste ano. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato de fevereiro a junho de 2014.