Questionado sobre o não cumprimento da promessa do abaixa ou acaba contra o pedágio, o senador e candidato do PMDB ao governo do Estado, Roberto Reqiuão, alega que em oito anos como governador entre 2003 e 2010 – não autorizou nenhum aumento das tarifas de edágio, nem prorrogação de obras de duplicação. Ele alega que todos os reajustes aplicados pelas concessionárias só foram conseguidos por meio de ações judiciais, depois que as empresas recebiam a negativa do governo.

O candidato lembra que, ao terminar sua gestão, existiam 38 ações ajuizadas pelo Governo do Paraná contra o pedágio nas rodovias estaduais. Eram ações que seguiam sua tramitação no Judiciário. Mas o atual governador, o Beto Richa, retirou todas as 38 ações, fazendo com que o Estado desistisse delas, assinala Requião. Se eleito, afirma o candidato, a luta contra o pedágio será retomada.

Requião diz também não ter autorizou a prorrogação de prazos de obras, como a duplicação da BR-277 (Curitiba/Foz do Iguaçu). Segundo ele, em 2005 o governo conseguiu baixar em 30% as tarifas do pedágio da rodovia. A concessionária EcoCataratas pleiteou o adiamento de obras, o que, segundo o candidato, não foi aceito. De acordo com ele, o governo não autorizou o adiamento, mas a empresa ingressou com ação na Justiça e conseguiu tal prorrogação por via judicial.

Leia mais no blog Política em Debate