O deputado federal Osmar Serraglio contestou, em comentário a esse blog, informação publicada hoje dando conta de que ele pretendia recorrer à Justiça contra a decisão do Diretório Estadual que o destituiu da presidência da Executiva Estadual do partido.

“O jornalista não entendeu o que eu disse e passou versão errada para o leitor. Começa com uma afirmação falsa e maldosa: o presidente destituído. E, a partir disso, prossegue dizendo que vou fazer de tudo para recuperar o cargo. Ora, não sou presidente destituído, tanto que prossigo no cargo, inclusive com garantia judicial. E, se estou no cargo, não estou atrás de recuperá-lo. Quem pretende tomar o cargo, no tapetão e sem voto, de forma não democrática e não republicana é Rodrigo Rocha Loures. Foi o que afirmei”.

A Editoria de Política do Bem Paraná esclarece: a Executiva Nacional do PMDB homologou, na última segunda-feira, 08, a nova Executiva Estadual do partido no Paraná, que tem como presidente o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, conforme documento assinado pelo presidente nacional da legenda e vice-presidente da República, Michel Temer (veja publicação aqui). Portanto, o deputado Osmar Serraglio, segundo decisão da cúpula nacional de seu próprio partido, não é mais o presidente do PMDB do Paraná, e foi destituído do cargo. Se essa destituição irá vingar, cabe à Justiça e ao próprio partido decidir. Aliás, o próprio Serraglio dizia antes que o Diretório Estadual não teria poder de destituir a Executiva, e que só a Direção Nacional teria esse poder.

A reportagem do Bem Paraná também publicou, na mesma segunda-feira, dia 8, (como pode ser conferido nesse link) a versão de Serraglio segundo a qual Temer assinou o documento sem saber de decisão judicial favorável à Executiva anterior. Como aliás temos feito desde o início da cobertura, dando oportunidade a ambas as partes envolvidas nessa questão de expressarem suas posições.

Até agora, porém, não se tem notícia de que a Direção Nacional do PMDB tenha mudado de ideia e revertido a homologação na nova Executiva Estadual do PMDB. O que há, segundo informação disponível, é que a Justiça teria rejeitado a reintegração de posse da sede do partido em Curitiba, pedida pelo grupo do senador e candidato do PMDB ao governo, Roberto Requião.

A editoria informa ainda que a entrevista com o deputado Serraglio foi gravada e está disponível para conferência, em caso de necessidade.