Fotos: divulgação / PSDB e PT

Fotos: divulgação / PSDB e PT

Os candidatos ao governo do Paraná Beto Richa (PSDB) e Gleisi Hoffmann (PT) participaram de carreatas neste final de semana para promover suas campanhas eleitorais. Ambos deram mau exemplo, tradicional no período eleitoral, ao desfilarem sem cinto de segurança e de pé, em carros em movimento. Richa usou um Jeep Willys azul, na cor da campanha, e foi um pouco mais discreto – já que é um carro sem teto – apesar da ausência do cinto. Ele percorreu Campina Grande do Sul, Quatro Barras e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.

Já Gleisi subiu logo em uma caçamba de pick-up e percorreu os municípios de Tamboara, Alto Paraná, Nova Esperança e Colorado. Até o fechamento desta nota nenhum deles havia sido multado.

A legislação eleitoral permite a prática de carreatas desde que a legislação de trânsito seja respeitada, portanto, todas as irregularidades constatadas deveriam ser devidamente punidas. Apesar da insistência de Detrans nos estados, e de apelos da Polícia Rodoviária Federal, que já tentaram mostrar aos partidos os problemas causados pelas carreatas e até sugeriram a substituição por um passeio ciclístico, as coligações insistem em promover as tradicionais carreatas.