O Facebook deve retirar do ar e informar quem são os responsáveis pelas páginas “Amigos de Roberto Requião” e “Roberto Requião”. O Tribunal Regional Eleitoral determinou que a rede social disponibilize os dados das páginas sob pena de R$ 50 mil por dia no caso de descumprimento. A ação com pedido de esclarecimentos foi movida pela coligação “Todos Pelo Paraná”, do candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB).

As páginas publicaram pesquisas eleitorais sem autorização e com afirmações manipuladas. Os títulos contestados são “Requião ganha em Curitiba e Região Metropolitana. Ele tem 37% dos votos contra 30% de Beto”; “Volta Requião. Requião lidera pesquisa na região metropolitana de Curitiba, onde, quase 70% dos entrevistados criticam saúde, segurança e educação do atual governo. A área da saúde é citada por 41% dos entrevistados como a pior do atual governo, seguida de segurança, com 17%, e educação, com 11% – Pesquisa Datafalha”; e “Requião lidera pesquisa na região metropolitana de Curitiba”.

As matérias não tem autor conhecido e a prática é considerada crime eleitoral se for comprovada a ligação com a campanha de Roberto Requião. Além disso, a simulação ou manipulação de pesquisa eleitoral também é crime passível de multa.