A Justiça Federal rejeitou o pedido de liminar feito pela coligação “Todos pelo Paraná”, do governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, para proibir a campanha da candidata Gleisi Hoffmann (PT) de associar a imagem do chocolate Kinder Ovo ao governador. Richa entrou com pedido de liminar por considerar a propaganda ofensiva e vincular um produto comercial à campanha eleitoral, o que é proibido.

O juiz da Justiça Eleitoral Leonardo Castanho Mendes negou o pedido de liminar por não considerar que a propaganda desrespeite a legislação. Apesar de considerar de mau gosto, o juiz não vê irregularidade na sátira. “Não se tem propriamente divulgação de marca comercial; o objetivo da propaganda não foi a de promover a venda do chocolate, mas a de ironizar o que se alegou ser a incapacidade do candidato em inteirar-se dos assuntos de sua administração”, afirma o juiz.

No debate da Band TV da última quinta-feira (28), a candidata à governadora Gleisi Hoffmann (PT) comparou Richa a um Kinder Ovo em referência às situações em que o governador se disse surpreso com problemas no governo. Richa pode recorrer da decisão.