O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE–PR) julgou procedente representação formulada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Paranacity a respeito de irregularidades em despesa efetuada por Alcides Elias Fernandes, ex-prefeito municipal de Inajá (Região Noroeste), em outubro de 2012, em troca de apoio político. Documentação encaminhada ao Tribunal demonstra que Alcides emitiu, indevidamente, cheque da prefeitura à médica Silvia Regina dos Santos, para pagamento do tratamento de saúde de Valdinei Ramão Batista.

Em sua declaração ao Ministério Público Estadual (MPE), o prefeito alegou que Valdinei procurou a assistência social do município e informou não ter condições financeiras para o tratamento médico. Segundo ele, foi feita a triagem, que concluiu que o paciente cumpria os requisitos exigidos, e a prefeitura, então, empenhou o pagamento diretamente à clínica que realizou a cirurgia.
No entanto, as suspeitas de irregularidades foram reforçadas pelo fato de o cheque emitido pela prefeitura, nominal à médica Silvia Cristina dos Santos, ter sido depositado na conta de Patrícia B. Lazaro, filha de Ivanilda Ramão, que havia solicitado ao prefeito o dinheiro para o tratamento de saúde do seu irmão. Segundo Ivanilda, o recurso teria sido recebido mediante condição de que ela ajudasse na reeleição de Alcides.

A compra de votos configura crime e o Ministério Público do Estado do Paraná, em função do ocorrido, ajuizou ação de investigação judicial eleitoral por abuso do poder econômico. Em razão de sua competência constitucional, coube ao TCE analisar os fatos sob a ótica da legalidade ou não da despesa efetuada.