A Coligação “Paraná Olhando Pra Frente”, da candidata ao governo do Paraná Gleisi Hoffmann (PT) perdeu seis inserções de 30 segundos durante a propaganda eleitoral gratuita no rádio, em formato de inserção. Segundo a Justiça Eleitoral, Gleisi descumpriu uma decisão liminar da semana passada e a propaganda ao governo invadiu o horário destinado aos candidatos a deputado. A ação movida pela coligação “Todos Pelo Paraná”, do governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, pretendia que a Justiça aplicasse multa de R$ 20 mil por descumprimento da decisão. O juiz Leonardo Castanho Mendes acatou a defesa de Gleisi de que as propagandas já haviam sido entregues nas emissoras quando a liminar foi concedida e abrandou a punição.

A invasão do horário dos candidatos a deputado é vedada pela legislação eleitoral e o juiz entendeu que a locução de Gleisi confundiu o eleitor em 12 oportunidades. “Em sua manifestação, a candidata ao cargo de Governador usa o tempo destinado à eleição proporcional para tecer comentários sobre a sua visão acerca do futuro do Estado e sobre os rumos da política paranaense”, diz a decisão.

Segundo o juz, a manifestação configura propaganda a favor de Gleisi quando se percebem os dizeres finais da candidata. “A candidata afirma que a mudança passa TAMBÉM pela eleição dos candidatos a deputado componentes de sua coligação e que a mudança só será COMPLETA se forem eleitos como deputados os candidatos que apóia”, afirma.