Foto: reprodução/Youtube /Sindarspen

Foto: reprodução/Youtube /Sindarspen

A Secretaria de Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju) publicou uma nota oficial em resposta as acusações feitas pelo ex-governador e candidato Roberto Requião (PMDB) sobre a autorização de entrada de bolo e salgadinhos na Penitenciária Estadual de Piraquara I (PEP I). Requião acusou o governo de fazer “festa de aniversário para integrantes do PCC”. Segundo o candidato, a “denúncia” foi feita pelos representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários.

A Seju afirma que foi realizado na unidade penal, de 1º a 05 de setembro, a “semana do encarcerado”, organizada pelo “Programa Esporte, Arte, Cultura, Lazer e Bem Estar”, do Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Mario Faraco, que atende presos do complexo penal de Piraquara. O referido programa é regulamentado pela resolução nº 397/2013 desta Secretaria de Estado e visa oferecer aos encarcerados atividades de cultura, lazer e esporte, incluindo-os em processos de ressocialização e reinserção social.

“A entrada de bolo, salgadinhos e refrigerantes foi devidamente autorizada no dia 05/09 pela Direção da PEP I, amparada nos artigos 55 e 56 da Lei de Execução Penal, para o encerramento do referido evento, e não no dia 31/08, como afirmou equivocadamente o candidato, de que seria para comemorar o aniversário de facção criminosa”, diz a nota.