Foto: Valquir Aureliano / Bem Paraná

Foto: Valquir Aureliano / Bem Paraná

O senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo do Paraná, foi autorizado nesta segunda-feira (22) pela Justiça Eleitoral a dizer que o governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, “aumentou a conta de luz em 25%” e que “a Copel distribuiu para seus sócios privados R$ 500 milhões”. Requião entrou com recurso e conseguiu a liberação depois de ser proibido de usar os termos pelo juiz do Tribunal Regional Eleitoral Leonardo Castanho Mendes.

Com a decisão em segundo grau, o candidato do PMDB também foi autorizado a afirmar que “não aumentou a conta de luz por sete anos”. De acordo com o tribunal, Requião apresentou provas das afirmações, mesmo que feitas com artifícios de publicidade, e a veiculação não foi vedada.

“A propaganda, em tal aspecto, não degrada ou ridiculariza Beto Richa e nem ofende a honra dele. A propaganda veiculada (…) não ultrapassou os limites do debate político próprio desse período eleitoral, por intermédio da utilização de termos e expressões populares, o que não degradou e nem ridicularizou o candidato”, conclui o órgão colegiado em sentença assinada pelo juiz Lourival Pedro Chemim.