requiao professores

O governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, conseguiu na Justiça Eleitoral a proibição de um panfleto criado pela campanha do senador Roberto Requião (PMDB), candidato ao governo, que simulava ter sido assinado por professores. Apesar de conter a identificação da campanha como autora do panfleto, a coligação de Requião escreve em nome de professores da Rede Estadual de Ensino.

Segundo o juiz Leonardo Castanho Mendes, o panfleto demonstra ter sido criado por professores. “Na espécie, o panfleto, após tecer diversas críticas ao governo de Beto Richa no campo da educação, traz os seguintes dizeres: “são esses alguns dos professores que assinam este manifesto” e reproduz fotografia de diversas pessoas com seus nomes e cidade”, observa.

Apesar disso, o juiz ressalta que o material não traz o nome de Requião. “A meu sentir, não se transmite, de forma alguma, a idéia de que professores tivessem impresso o material, até porque há de fato identificação, no material, da coligação para a majoritária, com CNPJ e tiragem, muito embora com pouco destaque gráfico. Por outro lado, no que tange a ausência dos nomes dos candidatos Roberto Requião de Mello e Silva e Rosane Ferreira, convenço-me da irregularidade formal do panfleto”, decide.