Foto: reprodução/horário eleitoral

Foto: reprodução/horário eleitoral

O ex-governador Orlando Pessuti foi suspenso do PMDB depois de ter participado do programa eleitoral do candidato à reeleição Beto Richa (PSDB) na última segunda-feira. A Comissão de Ética e Disciplina do PMDB do Paraná decidiu suspender por 60 dias o ex-governador depois que ele fez campanha contra o senador Roberto Requião. A coligação de Richa infringiu a legislação eleitoral ao usar o depoimento de Pessuti. O processo ético disciplinar dentro da legenda pode resultar na expulsão do ex-governador depois de 42 anos de filiação.

Uma nova reunião do Conselho de Ética está marcada para a próxima segunda-feira, dia 6. Segundo Pessuti, a decisão não poderia ter sido tomada pela direção estadual. Ele afirma que compete à Comissão Executiva Municipal deliberar sobre a postura dele ao fazer campanha negativa contra o correligionário. “Totalmente arbitrária e mais uma vez a truculência se estabelece no Paraná e não recebi nenhuma convocação para me defender. Até onde eu sei, quem poderia tomar uma decisão não caberia à Comissão Executiva Estadual”, afirma Pessuti.

O presidente do diretório estadual do PMDB, ex-deputado federal e candidato à Câmara, Rodrigo Rocha Loures, afirma que encaminhou a petição ao Conselho de Ética do partido e não pode interferir no processo. “A Comissão de Ética e Disciplina se reuniu com cinco membros e é um órgão independente. Eu não faço parte da comissão, ela tem um estatuto próprio e a reunião ocorreu depois de uma petição feita por mim.

O presidente da comissão recebeu a petição e anexou ao vídeo”, se isenta Rocha Loures. Por unanimidade, a comissão decidiu fazer uma suspensão cautelar do Pessuti, Pelo artigo 44 do Código de Ética, ele fica com os direitos partidários suspensos enquanto tramita o documento. Na segunda-feira,  às 18 horas, será decidida a posição do partido. O ex-governador terá 15 dias para produzir sua defesa.