A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) divulgou nota contestando o jornal O Estado de S. Paulo que, segundo ela, de forma tendenciosa e irresponsável, divulgou, na edição deste domingo, 19, notícia afirmando que sua campanha de 2010 teria recebido recursos de um suposto esquema de desvio de dinheiro da Petrobras a pedido do doleiro Alberto Youssef.

Segundo o jornal, a informação teria sido dada pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa ao Ministério Público Federal. Não conheço o diretor, não estive com ele, nunca lhe pedi nada”, disse a senadora. Considero a divulgação deste tipo de noticiário um ato criminoso, além de ilegal”, argumentou.

O jornal afirmou que a campanha da senadora Gleisi teria recebido a ajuda a pedido do doleiro Alberto Youssef, apontado como operador do esquema de desvios de recursos da Petrobras para partidos políticos. Como podem colocar meu nome em uma manchete de jornal dizendo que recebi dinheiro para campanha a pedido de um um doleiro, pessoa que eu não conheço, que nunca conversou comigo?!, afirmou a petista.

Gleisi diz que jamais fez ou autorizou em seu nome, ou no nome de outros, qualquer ato ilegal ou irregular em relação a doações de campanha ou em relação a qualquer outro assunto. Todas as doações de todas as campanhas eleitorais que fiz estão declaradas na minha prestação de contas, alegou. A petista afirmou que estuda medidas judiciais contra o jornal O Estado de S. Paulo e demais veículos que reproduziram a notícia. Ela disse ainda que vai requerer, também, ao Ministério Público Federal o conteúdo da delação premiada que faz referência à seu nome e à sua campanha.

Vou usar todos os recursos legais para impedir que essa investida irresponsável sirva para atingir objetivos políticos. As declarações estão sendo publicadas de forma seletiva, sem qualquer comprovação, com o claro intuito de atingir resultados eleitorais, disse.