justus
Foto: Sandro Nascimento/Alep

O ex-presidente da Assembleia Legislativa e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, deputado estadual Nelson Justus (DEM), sugeriu hoje em discurso na tribuna do plenário, que os militantes do PT do Paraná deveriam “comemorar” a vitória da presidente Dilma Rousseff (PT) no segundo turno da eleição presidencial, “na Bahia”, já que no Paraná ela perdeu a disputa para Aécio Neves (PSDB). No Paraná, Dilma teve 39,02% dos votos contra 60,98% do candidato tucano.

A declaração mostra que um dia após a eleição – que foi a mais disputada desde a redemocratização do País – os ânimos entre os aliados de Aécio e Dilma continuam exaltados. Justus começou o discurso afirmando que a disputa foi “acirrada como há muito tempo não se via”, e “repleta de mentiras e agressões”. O parlamentar do DEM ainda tentou deixar claro que não concorda com as teses de separatismo, deflagradas diante da vitória do candidato do PSDB nos estados do Sul e Sudeste, e de Dilma no Norte e Nordeste do País. “Longe de mim essa divisão de ‘o Sul é o meu País'”, garantiu, para depois cobrar mudanças na condução da política econômica, afirmando que a inflação estaria fugindo ao controle do governo federal, com risco do aumento do desemprego e crescimento “pífio”.

No final da fala, porém, Justus acabou se contradizendo ao afirmar: “os que têm a estrela vermelha do 13 no peito deveriam comemorar, mas é lá na Bahia, onde ganharam. Aqui eles perderam”, afirmou o deputado.