Foto: divulgação/CMC

Foto: divulgação/CMC

Depois das polêmicas envolvendo um casamento coletivo que incluia casais homoafetivos e um título de utilidade pública para um centro espírita, a vereadora Carla Pimentel (PSC) agora quer proibir a influência de ideologias políticas e religiosas nas escolas públicas de Curitiba. Ela apresentou um projeto que pretende instituir nas escolas municipais o “Programa Escola sem Partido”. Segundo Carla, professores e autores de livros didáticos estariam se “utilizando” de aulas e livros para “tentar obter a adesão” dos alunos para determinadas posições ideológicas, políticas e religiosas. Para ela, essa suposta prática estaria desrespeitando o direito dos estudantes terem uma educação compatível com os valores ensinados pelos pais ou responsáveis.

“Diante dessa realidade conhecida por experiência direta de todos os que passaram pelo sistema de ensino nos últimos 20 ou 30 anos, entendemos que é necessário e urgente adotar medidas eficazes para prevenir a prática da doutrinação política, ideológica e religiosa nas escolas, a usurpação do direito dos pais a que seus filhos menores recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções”, defende a vereadora.

Segundo o projeto, fica proibida a prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula, além da veiculação de conteúdos que possam estar em conflito com as convicções morais e religiosas dos estudantes ou de seus pais. A proposta determina ainda ainda que o professor “não abusará da inexperiência, da falta de conhecimento ou da imaturidade dos alunos”, ficando vedado o favorecimento ou prejuízo dos alunos devido às suas convicções.