Nereu Moura
Foto: Nani Gois/Alep

O líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Nereu Moura, criticou hoje a decisão do governo Beto Richa de adiar e parcelar o pagamento do adicional de um terço sobre os salários relativos às férias dos servidores públicos estaduais. O governo determinou o adiamento alegando dificuldades de caixa e necessidade de contenção de gastos para garantir o pagamento do décimo-terceiro salário do funcionalismo. Os servidores que tirarem férias em dezembro e janeiro só receberão o benefício no ano que vem, e parcelado em três vezes, entre janeiro e dezembro. Somente em relação aos funcionários públicos que tirariam férias em dezembro, a medida deve atingir 25 mil servidores, possibilitando uma economia de R$ 14 milhões.

Moura disse que não acredita que o governador Beto Richa (PSDB) dê um “golpe” no funcionalismo, não pagando o terço de férias no final do ano. “É uma obrigação legal e moral, principalmente por ter sido reeleito no primeiro turno, onde a grande maioria da população confiou no seu trabalho”, disse. “Negar o direito dos trabalhadores seria um duro golpe. As famílias estão contando com este dinheirinho para pagar as contas, preparar a ceia de Natal, visitar os parentes. Se não receberem, certamente não saberão a quem recorrer”, avaliou o peemedebista.

Segundo o líder do PMDB, em qualquer empresa primeiro se garante o salário dos funcionários para depois estabelecer outras prioridades. Porém, avalia ele, se o próprio governo que deveria dar o exemplo aplica o calote, não dá para ter esperança de que as coisas aconteçam adequadamente, afirma. “Primeiro, foi a suspensão de obras, corte no custeio, depois a mensagem para conseguir um cheque em branco para gastar, a retirada de dinheiro da importante defensoria pública e para culminar uma verdadeira bordoada no funcionalismo público. Sem falar na prorrogação do mandato dos diretores das escolas estaduais”, criticou o parlamentar, que promete fazer um discurso “duro” na segunda-feira para que o governo pare com as “maldades”. “Desde que se reelegeu o governador Beto Richa vem anunciando sem parar um verdadeiro pacote de maldades, até parece que ficou muito revoltado por ter ganho a eleição”, disse.