fruet
Foto: Franklin de Freitas

Aliados do prefeito Gustavo Fruet (PDT) comemoraram ontem a eleição do vereador Aílton Araújo (PSC) para a presidência da Câmara Municipal de Curitiba. A avaliação deles é de que o grupo do prefeito derrotou os “aloprados de Derosso” – referência ao fato de que a chapa adversária, liderada pelo vereador pastor Valdemir Soares (PRB) – teria o apoio velado do grupo do ex-presidente da Casa, João Cláudio Derosso (sem partido), que renunciou ao cargo em março de 2012 após quinze anos comandando o Legislativo da Capital, para fugir de um processo de cassação por gastos irregulares com publicidade. Ainda segundo essa versão, além do próprio Valdemir, estariam integrados ao grupo os vereadores José Carlos Chicarelli (PSDC), Chico Uberaba (PMN), Zé Maria (SDD), Dirceu Moreira (PSL), professor Galdino (PSDB) e Jorge Bernardi (PDT).

O que mais chamou a atenção no tenso confronto na Câmara foi a adesão do líder do PDT – partido de Fruet – ao bloco liderado por Valdemir Soares. Até porque o vereador do PRB foi um dos líderes da “tropa de choque” de Derosso, promovendo uma série de manobras para retardar os processos disciplinares instaurados pela Câmara para investigar o ex-vereador na época em que as denúncias vieram à tona. Enquanto isso, Bernardi militava no campo oposto, dos vereadores que exigiam o afastamento do então presidente da Câmara.

O comportamento dos vereadores que lideraram a chapa contrária ao novo presidente eleito – Valdemir Soares, Chicarelli e Chico Uberaba – na sessão de ontem foi tão agressivo que mais parecia o de chefes de torcida organizada de futebol. Um deles teria até lançado um copo d´água sobre integrantes da Mesa Diretora da Casa, no meio da confusão. Chicarelli parecia completamente desequilibrado, e os urros do grupo obrigou o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), a cortar o som dos microfones.