Com o encerramento dos trabalhos, vários deputados veteranos se despediram da Assembleia Legislativa, na noite de terça-feira. Entre eles, Caíto Quintana (PMDB), que estava na Casa desde 1983 e não conseguiu se reeleger. Deixo o posto de cabeça erguida por nunca ter me envolvido em falcatruas e com a tranquilidade de ter feito o melhor que podia. Sempre fui um conciliador, até na discórdia e no enfrentamento. Não acredito que precisamos ser raivosos nem que devamos tecer considerações ofensivas aos nossos adversários ou àqueles que divergem de nós. Pelo contrário, para o bom desempenho do Parlamento o necessário é a convivência na divergência, comentou Quintana. O peemedebista chegou a ser cotado para assumir a vaga de candidato a vice-governador na chapa de reeleição do governador Beto Richa (PSDB), mas perdeu a oportunidade depois que a convenção de seu partido rejeitou a aliança com os tucanos para optar pela candidatura própria do senador Roberto Requião (PMDB).

Animal político
Outro veterano que se despediu foi Waldyr Pugliesi (PMDB). Referindo-se a si mesmo como um animal político ele afirmou que, mesmo afastado do Parlamento, não deixará de atuar nesse campo. Não vim aqui para desistir agora. É possível fazer política, ainda que sem mandato.

Pedágio
Os deputados aprovaram na terça-feira o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios com 30 votos favoráveis e sete contrários. O relatório destaca a exclusão de obras e investimentos previstos em contrato, bem como a ocorrência de sobrepreço nas tarifas, a falta de efetiva fiscalização por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no transcorrer de vários governos, e a necessidade de retomada das ações judiciais movidas pelo Estado, que estão suspensas. O documento será encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, além do Ministério Público Estadual e Federal, à Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística, ao governador do Estado, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), à Agência Reguladora do Paraná (Agepar), e às empresas de pedágio.

Relatório paralelo
Os deputados do PT votaram contra o relatório final e acompanharam relatório em separado apresentado pelo deputado Péricles de Mello (PT). O petista ressaltou que a principal deformação nos contratos aconteceu a partir da redução unilateral de 50% na tarifa pelo então governador Jaime Lerner, motivando assim uma série de aditivos compensatórios que alteraram substancialmente o modelo inicial de concessões. O parlamentar recomenda a implantação do pedágio online para controle do fluxo de veículos e a utilização da tabela do DER para balizar o custo das obras nas rodovias.

Décimo-terceiro
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) determinou aos 21 vereadores da Câmara de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) que devolvam ao cofre municipal valores recebidos a título de décimo-terceiro salário no ano passado. A decisão foi dirigida ao presidente reeleito da Câmara, vereador Sylvio Monteiro Neto.

Profissão
Na notificação, o TCE considera, com base em farta legislação, que os vereadores desempenham função de natureza política e não profissional e que não possuem vínculo empregatício ou estatutário com o ente público. Portanto, eles devem restituir integralmente, de forma corrigida, os valores recebidos ao final do ano passado. O valor exato a ser devolvido será apurado pelo Tribunal de Contas. Levantamento da DCM aponta que, se todos os vereadores dos 399 municípios paranaenses requeressem o mesmo benefício, a soma chegaria a R$ 15,9 milhões ao ano.

Fraude
A Promotoria de Justiça de Palmas (região Centro-Sul), entrou com ação civil pública por improbidade administrativa contra o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Luiz Piran (PMDB), dois empresários e duas empresas do Município. Todos são acusados de fraude na compra de bens para o Legislativo Municipal. O presidente da Câmara também foi acionado por dispensa irregular de licitação.

Armários
Segundo a ação, em dezembro de 2013, o presidente da Câmara autorizou a aquisição de armários e prateleiras para o Legislativo Municipal. Oficialmente, os produtos foram adquiridos de uma empresa de comércio e transporte rodoviários. Porém, durante as investigações, constatou-se que os itens foram repassados por outra empresa, esta do ramo de fabricação e vendas de móveis, que é de propriedade do próprio vereador requerido na ação. O valor total do negócio foi de R$ 7,8 mil. Além disso, segundo os promotores, a aquisição dos produtos foi realizada deixando de observar as formalidades pertinentes ao procedimento de licitação, ou seja, por meio de contratação direta, sem a realização de processo licitatório ou de procedimento de dispensa ou inexigibilidade de licitação.

Em alta
Depois da repercussão na imprensa (inclusive no Bem Paraná), o CIRCUITO DE CAIPIRINHAS, lançado na terça-feira pela Abrabar e seus associados, teve a adesão de mais empresários interessados em participar. O circuito vai de 23 de janeiro a 7 de fevereiro de 2015.

Em Baixa
Em comunicado enviado aos PREFEITOS DO ESTADO, a Diretoria de Execuções do TCE-PR informa que o valor das multas advindas de sanções do Tribunal terão reajuste para o exercício de 2015. A atualização será de 6,14%, de acordo com emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda.