REPORTAGEM ESPECIAL COM O GOVERNADOR BETO RICHA

Levantamento da Paraná Pesquisas divulgado hoje pela Gazeta do Povo aponta que a aprovação do governador Beto Richa (PSDB) caiu de 65,4% pra 19,9% em relação a dezembro. Já o porcentual de eleitores que reprova a administração do tucano subiu de 29,1% para 76,1%.

Entre os que votaram no governador nas eleições de 2014, 57% disseram que não repetiriam o voto.
Apenas 38% dos entrevistados disseram que manteriam a mesma opção se a eleição fosse hoje. Entre os que não votaram no governador, 4% dos eleitores pesquisados escolheriam o tucano nas urnas se a eleição fosse hoje. Em dezembro, 24% dos entrevistados disseram que votariam em Richa mesmo não tendo escolhido ele há quatro anos.

Em dezembro, 46% dos entrevistados apontavam que Richa estava conduzindo o primeiro mandato melhor do que o esperado. Agora, apenas 3% têm essa avaliação, enquanto 71% dizem que o governo do tucano está pior do que o esperado. Outros 23% avaliam que ele está mantendo contra 35% que pensavam assim há três meses.

A pesquisa também ouviu os eleitores sobre os pacotes de medidas de ajuste fiscal proposto por Richa. E 96% dos entrevistados desaprovam as medidas tomadas em dezembro – que incluíam aumentos de impostos como IPVA e ICMS; e 76% desaprovam o pacote de corte de gastos de fevereiro – retirado de pauta após a invasão da Assembleia Legislativa por servidores e manifestantes contrários aos projetos.