Com dois anos de atraso, os vereadores de Curitiba escolheram nesta quinta-feira (26) o advogado Clóvis Augusto Veiga da Costa como o ouvidor de Curitiba. A eleição foi definida apenas no terceiro turno, com 20 votos – aceitação mínima prevista no edital da eleição. O mandato será de dois anos, com direito a uma reeleição. Seis vereadores de abstiveram do voto.

O projeto de lei que regulamenta a função de ouvidor foi aprovado em 2012, apesar do cargo estar previsto na Lei Orgânica desde 1990. Pelo texto, a Ouvidoria deve ser um órgão autônomo de controle interno da administração pública com objetivo de defender os direitos e interesses dos cidadãos em relação ao poder público.

Clóvis Augusto Veiga da Costa receberá um salário mensal de R$ 15 mil e terá quatro funcionários concursados, que deverão ser cedidos pela Prefeitura de Curitiba.

Concorrentes

Das 33 pessoas que se inscreveram para o cargo, três se tornaram finalistas. O advogado Clóvis Augusto Veiga da Costa, a jornalista Diocsianne Correia de Moura e o também advogado Maurício de Santa Cruz Arruda.