A direção estadual do PSDB divulgou nota anunciando que vai processar o ex-assessor do governo do Estado, Marcelo Caramori, que disse em depoimento ao Ministério Público que o empresário e parente do governador Beto Richa, Luiz Abi Autuon, atuava como “caixa financeiro” do tucano na arrecadação de recursos para campanhas eleitorais. Caramori fez acordo de delação premiada com o MP, dentro da investigação na qual ele responde por pedofilia e corrupção de menores.

Segundo o fotógrafo, preso em janeiro e que hoje responde o processo em liberdade em razão do acordo de delação premiada, Abi Antoun comandaria um esquema que envolveria a indicação de pessoas para cargos no governo com o objetivo de arrecadar recursos para campanha. Essas indicações seriam para postos estratégicos como “chefes de fiscalização e das polícias”.

Abi foi indiciado na semana passada, em outra investigação do MP que aponta a participação dele em um esquema de fraude em licitação para manutenção de veículos oficiais do Estado.

Caramori também apontou ligações entre o empresário e o ex-inspetor geral de fiscalização da Receita Estadual, Márcio de Albuquerque Lima, investigado em outra operação do MP que apura um esquema de cobrança de propina e sonegação fiscal. Segundo o fotógrafo, “Lima exerce importante tarefa” no esquema de arrecadação montado por Abi.

Na nota divulgada hoje, o PSDB “rechaça de forma veemente as declarações do Sr. Marcelo Caramori a respeito das finanças de campanha majoritária de 2014”, garantindo que “Luiz Abi Antoun não tratou de arrecadação para a campanha eleitoral”. Segundo a direção do partido, “essa tarefa era de responsabilidade do Comitê Financeiro, do qual o Sr. Luiz Abi Antoun nunca fez parte”.

Diante dessas informações, o PSDB-PR diz que “vai processar judicialmente o Sr. Marcelo Caramori, preso por envolvimento em caso de exploração sexual de menores”. O partido ressalta ainda que todas as doações para a campanha do governador Beto Richa ocorreram dentro da legalidade e foram realizadas voluntariamente, sendo registradas e atestadas pelo Comitê Financeiro. E que as contas foram apresentadas e aprovadas integralmente pela Justiça Eleitoral.