Entrou em vigor hoje o “tarifaço” proposto pelo governo Beto Richa e aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa, que aumenta em 40% o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e elevou a alíquota do ICMS sobe de 12% para 18% ou 25% sobre uma lista de 95 mil itens de consumo popular como calçados, vestuário, medicamentos, produtos de higiene e eletrodomésticos. A estimativa do comércio é que isso implique em um aumento de 6% a 7% nos preços praticados no varejo.

Entre os produtos que vão ficar mais caro a partir de abril está o gás de cozinha. A alíquota passa de 12 para 18% e com isso o preço cobrado pelo botijão vai subir cerca de R$ 4,00, fazendo com que o preço do produto chegue a R$ 50,00

Outros produtos atingidos são os medicamentos e itens de higiene pessoal, calçados, vestuário e eletrodomésticos, além de material de construção.

O Diretório Nacional do PT entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o reajuste do IPVA. O argumento é de que o governo alterou o fato gerador do imposto de 1 de janeiro para 1 de abril, o que seria inconstitucional.