O governador Beto Richa disse nesta quinta-feira (21), durante entrevista na cerimônia de passagem do comando-geral da Polícia Militar, que o índice de 5% de reajuste proposto para o funcionalismo considerou o momento da economia nacional e o comprometimento das receitas próprias com a folha. “Nós temos que ter equilíbrio nos gastos do governo, para que outros setores da nossa sociedade, ou da administração, não sejam prejudicados”, afirmou.

Ele sustentou que o índice de reajuste proposto para o funcionalismo é o percentual possível para o momento. “Oferecemos o que é possível para o momento sem maiores prejuízos para a população”, disse. Cerca de 90% dos recursos que o governo estadual arrecada com ICMS, IPVA, ITCMD e com transferências constitucionais é aplicado na folha de pagamento dos servidores.

Richa destacou que o governo estadual está dialogando com o sindicato dos professores para a retomada imediata das aulas nas escolas estaduais. Dos 2.168 estabelecimentos da rede estadual de ensino, segundo o governo, 910 funcionaram na quarta-feira, sendo 389 com atividades normais e outros 521 parcialmente. “Lamentavelmente quem tem pago o preço mais caro são nossos alunos, que não deveriam ficar no meio desta pendenga”, afirmou o tucano

A motivação da greve também foi questionada pelo governador. “Lamentamos uma greve sem objeto definido, sem uma pauta definida. Uma hora é a votação na Assembleia, outra hora é a data base, cada vez é bandeira diferente”, afirmou. “Esta greve é política para nos causar desgaste e ao mesmo tempo desviar o foco das grandes denúncias e escândalos do Brasil”, disse.