noticia_150843_img1_4f1
Foto: Valquir Aureliano

As eleições municipais de 2016 serão uma grande oportunidade para romper com a polarização PT-PSDB que dominou a política do País desde os anos 90, e já não responde mais as necessidades da população. A avaliação é do deputado federal Rubens Bueno (PPS), que desde já se coloca como potencial pré-candidato à prefeitura de Curitiba, para oferecer uma alternativa ao fim desse ciclo político, para recuperar o papel da Capital paranaense como vanguarda na busca de soluções aos problemas das grandes cidades brasileiras.

Bueno – que em 2004 fez mais de 20% dos votos para prefeito da Capital, e em 2012, foi candidato a vice na chapa do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) – considera que a gestão do prefeito Gustavo Fruet (PDT) não mostrou a que veio. Por outro lado, avalia que o PSDB também está desgastado pela incapacidade de cumprir o papel de maior partido de oposição, e pelas dificuldades vividas pelas administrações tucanas nos estados.

Em entrevista ao Bem Paraná, o presidente do PPS estadual explica porque acredita que o partido pode representar esse desejo de mudança, e retomar a capacidade de planejamento urbano que na opinião dele se perdeu nos últimos anos, por conta do imediatismo eleitoral e a falta de visão de longo prazo das administrações mais recentes.

Bem Paraná – Alguns analistas vêem não só um fim do ciclo político do PT, mas também da polarização PT-PSDB. O senhor concorda?
Rubens Bueno
– Concordo. Nós achamos que esta questão PT-PSDB já superou-se no tempo, mas ainda continua. De um lado o PT fazendo a crítica ao PSDB porque é mais fácil. Do outro, o PSDB que deixou o governo fazendo seu papel de oposição. E nós em busca de alternativas. Tanto é que nós, com a candidatura do Eduardo Campos (PSB) e depois da Marina Silva (Rede), era uma tentativa de você buscar uma terceira via, uma alternativa nacional. Então eu acho que esse é um caminho que vai exigir sempre para poder acabar com essa polarização.

Leia a entrevista completa no Bem Paraná