Foto: divulgação

Foto: divulgação

A Executiva Estadual do PMDB do Paraná decidiu, ontem à noite, por oito votos a três, antecipar do próximo dia 31 para o dia 24 a convenção que vai eleger o novo comando do partido no Estado. E o senador Roberto Requião será candidato à presidência da legenda. O deputado federal João Arruda – sobrinho do governador – abriu mão da candidatura em favor do tio.

A mudança prejudica o grupo dissidente do PMDB que apoia o governo Beto Richa (PSDB) e lançou a candidatura do deputado federal Sérgio Souza à presidência da sigla. Isso porque o grupo terá cerca de dez dias para formar uma chapa com 240 filiados para concorrer ao Diretório Estadual, já que o prazo para a inscrição das chapas se encerra no próximo dia 16.

Souza é aliado do ex-governador Orlando Pessuti, que na semana passada foi expulso do PMDB pela Comissão de Ética do partido, acusado de desrespeitar resolução que proíbe filiados de ocupar cargos no governo Richa. Pessuti ocupa atualmente um cargo de diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) nomeado pelo governador.

A chapa requianista já está praticamente montada. Segundo o líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Nereu Moura, a eleição de Requião garantirá ao PMDB um perfil de oposição. “A grande maioria do PMDB não quer o partido atrelado ao Beto Richa”, avalia. “O PMDB só vai sobreviver se opondo a esse governo”, considera ele.