gleisi brava

Em artigo divulgado hoje no blog do Esmael, a senadora Gleisi Hoffmann admite o rompimento da aliança entre o PT e o prefeito Gustavo Fruet (PDT), nas eleições municipais de Curitiba no ano que vem, e o provável lançamento de um candidato próprio do partido à prefeitura da Capital. No texto, ela reconhece ainda que a legenda passa por uma grave crise, e que dificilmente Fruet terá interesse em contar com a sigla na disputa eleitoral.

“Na capital do Paraná é possível ter candidatura própria. O partido vai decidir consultando a militância em um encontro municipal, como sempre faz. Isso não quer dizer que abandonamos o prefeito Gustavo Fruet, a quem ajudamos a eleger e cujo governo temos apoiado”, afirma a senadora. “Mas não posso deixar de registrar que o prefeito e seu partido, o PDT, não demonstraram, até este momento, vontade política de permanecer em aliança. Nenhuma conversa, nenhuma proposição. Respeitamos essa postura, mas não podemos esperar até o último momento para decidir nossa caminhada. Primeiro porque estaríamos deixando de participar ativamente do processo político; segundo, que desrespeitaríamos ao próprio Gustavo retardando uma posição”, avalia Gleisi.

O PT de Curitiba faz encontro no próximo final de semana, quando pode confirmar a intenção de lançar candidato próprio, diante do desinteresse de Fruet de repetir a aliança. O nome mais cotado para disputar a eleição pela sigla é o do deputado estadual e líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, Tadeu Veneri. “A política dá voltas, como a vida. Em 2012 propusemos e articulamos uma aliança com o PDT, fomos pra rua, fizemos campanha. Vamos continuar apoiando a administração da cidade, que é o nosso compromisso. Mas sabemos na política quando somos queridos ou não. Isso não traz mágoas, apenas orienta-nos sobre como vamos continuar o projeto”, afirma Gleisi.