Curitiba sedia fundação de partido inspirado no fascismo e integralismo

7 dezembro, 2015 às 07:28  |  por Ivan Santos

frente nacionalista bandeira

frente nacionalista simbolo

frente nacionalista2

frente nacionalista

Curitiba sedia no próximo sábado, o congresso de fundação da “Frente Nacionalista” – organização partidária que cita como inspiração o fascismo italiano de Benito Mussolini e o movimento integralista de Plínio Salgado. Em sua página na internet, o grupo prega a “defesa da família como unidade espiritual e econômica da sociedade” e “os valores cristãos e o patriotismo”, fazendo críticas tanto à direita quanto a esquerda. Nas páginas do Facebook em que divulga suas ideias e o evento – o movimento demonstra ainda ideias anticomunistas e rende homenagens à Ação Integralista Brasileira, fundada nos anos 30 por Plínio Salgado, também com inspirção no fascismo italiano. Os integralistas também ficaram conhecidos pelas camisas-verdes usadas em seus uniformes, que lembravam os “camisas negras” de Mussolini.

“A proeminência dos valores espirituais sobre os valores materialistas aparece claramente no fascismo Italiano, na obra ‘A Doutrina do Fascismo’, de Benito Mussolini; e na vasta obra integralista de Plínio Salgado, onde critica o mundo moderno produzido dos valores iluministas que tornam a modernidade um fim em si mesmo”, afirma um dos textos de apresentação do grupo em seu site.

Entre os participantes e organizadores do evento estão os “Carecas do ABC”, Rádio Combate. Curiosamente, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, o PRTB do ex-candidato à presidência Levy Fidélix, também aparece como um dos apoiadores do movimento, com direito a link para a página oficial da legenda no site da Frente Nacionalista e também nas páginas do grupo no Facebook. A logomarca do PRTB aparece ainda entre os “patrocinadores” no cartaz virtual do evento.

No Paraná, o líder do Diretório Regional do partido é Cristiano Machado.

1 Comentários

37 ideias sobre “Curitiba sedia fundação de partido inspirado no fascismo e integralismo

  1. Paulo José da Costa

    Democracia é isso, todas as vertentes. Se temos MST, PT e outros da esquerda, nada contra a direita. Mas, antes que condenem o integralismo sem conhecimento de causa, o integralismo no Brasil é um movimento de fundo CRISTÃO, de raízes patrióticas, que prega os valores da família. Nada a ver com nazismo e fascismo. Eles lutam também contra o comunismo. Então, se não pregam o violência, sejam bem vindos. Aos que não conhecem, leiam as boas fontes e se informem. Lembro a todos que Plínio Salgado escreveu uma Vida de Cristo que é fundamental. Não sou integralista.

  2. Pira

    Esses caras gostam de falar que não tem nada a ver com nazismo, e não vou nem citar as relações veladas ou abertas com o nazismo das bandas aí, mas já o próprio nome, Frente Nacionalista, faz referência direta ao National Front que organizou o movimento skinhead nazista inglês, que inspira esses babacas daqui, e alias, a Frente Nacionalista já existiu no Brasil, foi um braço do PNSB (Partido Nacional-Socialista Brasileiro / Nacional-Socialismo = Nazismo caso não saibam) formado em ’85 por Armando Zanine Pereira Junior, eles patrocinaram o movimento careca no final dos anos 80, desde shows, zines, até discos, e isso tá documentado com agradecimento ao partido no Brasil Oi! do Vírus 27 e a panfletagem do partido nos zines Brasil Oi! do Rio e o Lute ou Vegete de Santos… ouvi dizer que no final dos anos 90 e começo 00 quem andou patrocinando os carecas foi o PRONA, acho que tinham cartazes com o logo do partido, mas não sei se sobrou algum por aí como prova… então agora é o PRTB?
    Enfim, esses caras gostam de se chamar de “nacionalistas”, “patriotas”, etc, mas é tudo um eufemismo pra falar que são na verdade nazistas e fascistas.

    dica de leitura pra quem quiser saber mais:
    Os Carecas do Subúrbio: Caminhos de um nomadismo moderno, Márcia Regina da Costa (1992)
    Skinheads :os “mitos ordenadores” do Poder Branco Paulista, Alexandre de Almeida (2004)

  3. Guilherme Antifa

    Não vai ter dezembrada, vai ter uma 2ª revoada dos galinhas verdes, vamos pegar esses nazistas enrustidos, podem esperar

  4. Pingback: Curitiba sedia fundação de partido inspirado no fascismo e integralismo

  5. hb cwb

    A república do Paraná parindo mais uma facção das suas entranhas contaminadas, e infectadas, o que tem de pior, vil, e mais retrógrado. Os bichos escrotos brotando das profundezas abissais dos preconceitos e racismos!

  6. Cavaleiro Cristão

    Aí, Pira.
    Legal sua explicação. Mas agora por que você não explica um pouco sobre as influências do PSOL ou do PCB? Não critica a foto do Jean Willys vestido de Che Gue Vara? Por que não discorre sobre as verbas que os estudantes da UNE ou UJS recebem pra fazer cervejada em Brasília?

  7. Paulo J.M.Costa

    Muitas pessoas estão repetindo o canto do galo sem o ter visto.
    Quem sabe na realidade o que é integralismo? Só porque vestiam uma fantasia que estava na moda? Eu sou filho de integralista. Tenho 73 anos, sou ateu e partilho das ideias de “esquerda” neste meu Brasil varonil. Irrita-me este mote de comparar fascismo hitleriano e mussoliniano com o movimento de Plínio Salgado que apenas batalhava por suas ideias do catolicismo: nada mais do que isto.

  8. Rodrigo da Rosa

    Se são conservadores não prestam.
    Podiam sair na porrada com a esquerda-DCE e todos morrerem.

  9. Rómulo G

    Não sou a favor mas, em que Momento da História do Brasil o Socialismo virou um Dogma? O que dá Direito aos esquerdistas de criticar e de se referir à Direita como se estivesse errada per se? Será que ninguém lembra, depois da queda do Muro, e da queda da URSS, e com a Independencia do países bálticos, como ficou exposta a Riqueza acumulada pelos “Líderes” socialistas? Em quanto o Povo fazia Fila pro Pão, açúcar, e Leite; estes “Líderes” tinham nas suas mansões Mármore, Obras de Arte, Talheres de Prata e até Banheiras de ouro, por sinal, ao melhor estilo Tzarista? (Certamente me faz lembrar do dono da Friboi, mas aí ninguém do PT fala nada?) em quanto o Povo morre de Fome ( e vai morrer de Fome pois o dinheiro da Classe média já quase acabou ) e fica na Fila do SUS, ninguém do PT é capaz de fazer uma Auto-Crítica e uma Revisão histórica e pensar, “sim, efetivamente assistencialismo dá em Merda”. Ficam falando mal da Direita, eu pergunto, quem faz girar o dinheiro no Brasil? Ah por aí vi mencionado aquele assassino nojento e racista do (Ca)ché Guevara, já leram os diários deste monstruo assassino e racista, que se referia aos Índios andinos, como substituíveis, obedientes e submissos ? Leiam ! Ainda está em espanhol mas dá pra entender perfeitamente “camaradas”

  10. Plinio Salgado Fumando Crack

    Bando de dementes. Pior são os que vem vomitando “vocês não sabem o que é integralismo de verdade”. Adendo: citar o fundo cristão do integralismo não disfarça seu odor podre; o exacerba.

    Serão esmagados. Abraços vermelhos.

  11. leonardo

    gostaria de conhecer o programa em suas várias facetas educ saúde segur economia etc….. e qual a visão geopolítica e polit externa obrigado pela atenção aguardo

  12. Roberto S.Farias

    Cada comentário medíocre. Falam como se não fosse nada a vinda desses homofóbicos, xenófobos e racistas.
    Não é por uma simples questão política, é pela ameaça que esses facistas são para sociedade. É a intolerância vinda deles diante a minoria.
    White pardo aqui no BR não vira!!!!

  13. Paulo

    Isso já estava no ar a algum tempo, já era possível ver as faíscas desse fogo. O Brasil polarizado, a Europa indo em direção a extrema direita, a xenofobia crescente no Brasil o ambiente perfeito, ainda sem falar no sul com suas ligações com o nazismo no passado. Isso não surpreende.

  14. Fábio

    Deveriam ser criminalizados, assim como também os radicais de esquerda que tanto aparecem na mídia arrotando clichês. Fascismo e socialismo são dois lados da mesma moeda.

  15. antonio carlos

    Mas qual é a razão de tanta gritaria, só não temos o Partido Corintiano e o Flamenguista porque os seus fundadores não fizeram a cosa certa. Então mais um partido não vão alterar a mixórdia em que anda a política nacional . Partido da Mulher Brasileira? Partido dos Aposentados do Brasil, isto pode? não são ridículos? e estão aí e nem nos demos conta disto. Qual a razão de tanto medo? Só porque o partido se diz cristão e anticomunista? Repito, em meio a tanta mixórdia mais um partidinho não vai fazer tanta diferença assim.

  16. 77

    Esses bando de cuzão do caralho!
    Boicote à essa merda!
    São tudo NAZI querendo pagar de boa gente!
    Pessoas que colam nesses eventos são as que andam esfaqueando pessoas pelas ruas da cidade!

  17. Renan Diniz

    Irão perseguir, áfros, pobres, nordestinos e não simpatizantes, depois dizem por ai que história não é matéria importante na escola!!!

  18. André

    “Valores iluministas tornam a modernidade um fim em si mesmo”. Os caras vomitam palavras sem estudar o que estão dizendo. Defendem conservadorismo e imposição de valores (leia-se delírios) de uma doutrina religiosa (leia-se: modus vivendi da Idade do Bronze), contra liberdade, igualdade e fraternidade.
    Vivam esse delírio dentro de suas cavernas, o século XXI vai continuar acontecendo.

  19. Rohnes luciano

    Eles são a favor de prisão perpétua para crimes hediondos? E os homicídios, linchamentos e agressões perpetradas histórica e incessantemente pelo grupo (gangue) carecas do A.B.C?? Vão perseguir qualquer opositor. Ademais… uma gangue de delinquentes, vagabundos e maloqueiros formando partido politico realmente é a cara do Brasil. Que vergonha Curitiba!

  20. Pingback: Curitiba sedia fundação de partido inspirado no fascismo e integralismo | Blog Política em debate | CLIPPING DE NOTÍCIAS DA SENAPRO-PCO

  21. Mano Presto

    Bando de delinquentes!!! Esses daí não valem o ar que respiram!!! Podem se manifestar à vontade quanto a suas crendices, pois o debate está aberto. Mas, atacar as pessoas nas ruas já é demais. Deveriam ser caçados e abatidos a tiros. Escória!!! Começando com os idealizadores e fomentadores dessa doutrina de ódio. Marginais!!!

  22. Gustavo

    Voltamos aos anos 30!
    Não dá nada!
    Essa escória terá seus dias contados!
    O futuro da humanidade é a sociedade comunista!
    Lamentem-se!

  23. Danilo

    Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, passam a vigorar com a seguinte redação:

    “Art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”

    “Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

    Pena: reclusão de um a três anos e multa.

    § 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo.

    Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

    § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza:

    Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.

    § 3º No caso do parágrafo anterior, o juiz poderá determinar, ouvido o Ministério Público ou a pedido deste, ainda antes do inquérito policial, sob pena de desobediência:

    I – o recolhimento imediato ou a busca e apreensão dos exemplares do material respectivo;

    II – a cessação das respectivas transmissões radiofônicas ou televisivas.

    § 4º Na hipótese do § 2º, constitui efeito da condenação, após o trânsito em julgado da decisão, a destruição do material apreendido.”

    Art. 2º O art. 140 do Código Penal fica acrescido do seguinte parágrafo:

    “Art. 140. ………………………………………………………….

    ………………………………………………………………………..

    § 3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião ou origem:

    Pena: reclusão de um a três anos e multa.”

    Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário, especialmente o art. 1º da Lei nº 8.081, de 21 de setembro de 1990, e a Lei nº 8.882, de 3 de junho de 1994.

    Brasília, 13 de maio de 1997; 176º da Independência e 109º da República.
    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9459.htm

  24. Pingback: Politicast #31 /News/ – #verba-volant | Politicast

  25. Régua na Sua Cabeça

    Em país atrasado de gente burra é assim: todo mundo critica o que não conhece e se acha “do bem”.

    Vão estudar primeiro, bando de burros.

  26. Pingback: Como Reconhecer um Fascista – El Coyote

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>