noticia_562894_img1_carli-filho Foto: Franklin de Freitas

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, acatou ontem pedido de liminar e suspendeu o julgamento do ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, previsto para os próximos dias 21 e 22 deste mês. Carli Filho é acusado pela morte de dois jovens em acidente de trânsito, em 2009, no bairro do Mossunguê, em Curitiba.

Lewandowski tomou a decisão porque o relator do caso, ministro Gilmar Mendes, está de férias. A defesa de Carli alega nulidade das provas e cerceamento de defesa. Segundo os advogados do ex-deputado, há recurso pendente que questiona a tipificação do crime de homicídio doloso eventual para duplo homicídio culposo.

Mãe de uma das vítimas, a deputada federal Christiane Yared (PTN), criticou a decisão. “Até quando o poder econômico e troca de favores políticos irão influenciar a Justiça Brasileira, ou a falta de Justiça?”, afirmou ela pelas redes sociais. “A sociedade brasileira não suporta mais trocar filhos por cestas básicas”, disse a parlamentar.

“Chega a ser humilhante, mas não vão nos calar. É como se jogassem gasolina no fogo. Isso me incendeia ainda mais. Nós não vamos deixar de lutar. Nós vamos deixar um legado para o esse país”, acrescentou ela.

“Essa não é uma derrota parcial da nossa família, mas de toda a sociedade. A gente percebe que existe uma diferença: uns pagam por seus crimes, enquanto outros, que têm influência política, não pagam”, disse Gilmar Yared, pai de Gilmar de Souza Yared, uma das vítimas do acidente.