ratinho jr

O anúncio da volta da vice-governadora Cida Borghetti ao PP como candidata ao governo para 2018 abre desde já um front de disputa interna na base do governador Beto Richa (PSDB). Isso porque do outro lado está o grupo do secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSC), que assim como a vice, também pretende disputar a sucessão do tucano.

Richa terá que usar de toda a habilidade política para evitar que essa disputa cause instabilidade em sua base política. Até porque, não pode prescindir do apoio de nenhum dos dois grupos. Ratinho Jr controla a maior bancada da Assembleia Legislativa, com 12 deputados – fundamental para que o governo consiga aprovar seus projetos. Na outra ponta do “ringue” eleitoral está um dos “clãs” mais influentes da política paranaense, capitaneado pelo marido da vice, o deputado federal Ricardo Barros, que inclui ainda seu irmão, o secretário de Estado do Planejamento Urbano, Silvio Barros – pré-candidato à prefeitura de Maringá – e a filha do casal, deputada estadual Maria Victória – pré-candidata à prefeitura de Curitiba.

Divergências mais fortes com qualquer um desses dois grupos poderia significar uma fissura de consequências imprevisíveis para a base política do governador. Que precisará, portanto, demonstrar neutralidade na disputa pela indicação do candidato à sua sucessão.