noticia_435494_img1_ratinho-junior

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, confirmou hoje que está trocando o PSC pelo PSD, e afirmou que pretende continuar no governo Beto Richa. Ele garantiu que a troca de partido foi feita com o conhecimento do governador, e que seu objetivo é fortalecer o projeto de disputar a sucessão de Richa em 2018. Ratinho Jr negou que a articulação abra uma frente de instabilidade na base política do tucano, em razão de uma disputa interna com o grupo da vice-governadora Cida Borghetti (PP), que também já foi lançada pelo marido, o deputado federal Ricardo Barros (PP), como pré-candidata ao Palácio Iguaçu.

“Ela (Cida) tem o total direito, até por ser vice-governadora. Acredito que quanto mais opção para os paranaenses isso é bom”, argumentou o secretário. Apesar de não descartar totalmente a possibilidade de disputar a prefeitura de Curitiba nas eleições deste ano, Ratinho Jr sinalizou que sua intenção mesmo é a candidatura ao governo. “É natural que um partido do porte do PSD venha buscar disputar eleições importantes tanto para governo como para Senado. Nós vamos trabalhar muito para estarmos preparados em algum momento para poder sermos uma boa opção para o Estado”, afirmou. “Eu não posso esconder que existe essa vontade, esse desafio. Isso tem que ser construído”, disse.

Sobre sua situação no governo, ele garantiu que é estável. “Não muda nada, politicamente eu estou bem confortável na Secretaria do Desenvolvimento Urbano. O trabalho na secretaria continua”, assegurou.

Segundo Ratinho Jr, a negociação com o PSD já vem há mais de um ano, e passou também por um acordo com a cúpula nacional do PSC. A ideia é que os dois atuem em conjunto nas próximas duas eleições no Paraná. Tanto que a presidência estadual do PSC, hoje ocupada por ele, passará a ser comandada pelo deputado federal Hidekazu Takayama, aliado de Ratinho Jr. “Ficou definido em Brasília que vai ser o Takayama”, confirmou.

Ratinho Jr prevê que de seis a oito deputados estaduais do PSC devem segui-lo rumo ao PSD. Com isso, o partido passará à condição de maior bancada da Assembleia Legislativa, que hoje é do PSC. Na Câmara Municipal de Curitiba, a previsão é de que todos os seis vereadores sigam o secretário.