Nesta segunda-feira (25), às 14h30, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal vai se reunir para sortear o novo membro da Junta de Instrução, que já tem como integrantes Carla Pimentel (PSD) e Professora Josete (PT). Com a renúncia do ex-vereador Valdemir Soares ao mandato, o conselho teve que suspender o prazo de um processo ético disciplinar por injúria racial.

A denúncia foi apresentada em fevereiro pela corregedora da Câmara, Noemia Rocha (PMDB), que sugeriu pena de censura pública ao vereador Zé Maria (SD) por contar “piada racista” a Mestre Pop (PSC), na presença de outros vereadores no fim do ano passado. Soares era o relator do processo, mas a Procuradoria Jurídica da Casa (Projuris) considerou que seu relatório não poderá ser validado.

Em março, Soares chegou a entregar o parecer a Ignacio, mas o documento ainda não havia sido votado. “Valdemir apresentou o relatório no dia 7 de março, porém o conselho não estava em condição de votar porque havia impedimentos de vereadores”, disse Ignacio.