AUDIENCIASARNEYFILHO02

O governador Beto Richa (PSDB) desembarcou hoje em Brasília para uma série de reuniões com ministros do governo Michel Temer. Na mala, demandas e projetos do Estado para retomar investimentos e obras. O tucano abriu sua agenda com um encontro com o ministro da Saúde, deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) – que foi secretário da Indústria e Comércio no primeiro mandato de Richa e é marido da vice-governadora Cida Borghetti (PP).

Com ele tratou das pendências do governo federal tem com o Paraná na área de saúde. O encontro abriu a agenda do governador em Brasília. “Precisamos buscar solução para uma série de problemas criados pela dificuldade do governo federal em cumprir seus compromissos”, afirmou o governador. “Estou confiante de que, com o ministro Ricardo Barros, o relacionamento com o ministério vai mudar para melhor. O Estado não pode continuar arcando sozinho com os custos das políticas de saúde, sem as contrapartidas pactuadas pelo governo federal e que não estão sendo cumpridas”, disse Richa.

Um dos pleitos do Paraná é que o governo federal leve para todas as regiões do Estado os programas e investimentos previstos nas portarias do ministério. Atualmente, como a pasta prioriza os grandes centros urbanos, há um tratamento desigual para os pagamentos dos serviços de saúde.

“É muito importante que essa situação seja resolvida para que as cidades menores, principalmente, consigam condições de garantir um atendimento médico mais humano e ágil para população”, disse o governador.

Richa esteve também com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, com quem discutiu a participação federal no programa do Estado revitalização do Rio Iguaçu. Richa solicitou o apoio do Ministério para o programa. “A total revitalização do mais importante rio do Estado é esperada há décadas. Contamos com o suporte do governo federal para ajudar nessa missão. O esforço conjunto é que nos dará a garantia de atingir os nossos objetivos”, disse Richa.

O ministro José Sarney Filho se comprometeu a avaliar o projeto e destacou o fortalecimento das parcerias com os governos estaduais. Ele ressaltou a importância do Rio Iguaçu não só para o Paraná, mas para o Brasil, considerado o aspecto ambiente.

O tucano participa ainda hoje de reunião com o ministro das Cidades, Bruno Araújo e da posse de José Serra no Ministério das Relações Exteriores.