Começa na quarta-feira a temporada de convenções partidárias que vai definir os candidatos a prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano. A partir desse dia, até 20 de agosto, as legendas tem prazo para definir seus concorrentes e também firmar alianças para a disputa.

Em Curitiba, somente o Partido Republicana da Ordem Social (PROS) e o PSOL já definiram a data para a realização de suas convenções, ambos no mesmo dia. O PROS se reúne no sábado para confirmar a candidatura do empresário Ademar Pereira à sucessão do prefeito Gustavo Fruet (PDT). É a primeira vez que ele disputa um cargo público. Pereira é proprietário de uma rede de colégios e vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep). Por quatro anos (2009-2012), foi presidente da instituição que reúne os estabelecimentos do ensino particular no Estado (Sinepe).

Já o PSOL faz convenção também no sábado, para confirmar o lançamento da advogada feminista Xênia Mello como candidata à prefeitura da Capital. A convenção também formalizará a chapa de candidatos e candidatas à Câmara Municipal, que deve contar com aproximadamente 30 nomes, e o nome do candidato a vice-prefeito. O partido mantém ainda negociações com o PCB, PSTU e PCB para a formação de uma “frente de esquerda”.

Leia no Bem Paraná.