O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a participação de candidatos de partidos conhecidos como “nanicos” em debates não pode ser vetada por candidatos de partidos maiores. Uma polêmica envolveu a participação de candidatos do Psol em São Paulo e no Rio de Janeiro. Como o partido não tem mais de nove deputados federais, as emissoras não são obrigadas a garantir sua presença. No caso de serem convidados pelas emissoras, a participação dependeria da aprovação de dois terços dos demais candidatos.

No Rio, o candidato do Psol à prefeitura, Marcelo Freixo, foi convidado para participar do debate da Band, no dia 22, mas Índio da Costa (PSD) vetou sua presença. Depois, Costa voltou atrás. Outra polêmica envolve a candidata do Psol à prefeitura de São Paulo, Luíza Erundina. Mesmo na condição de deputada federal e ex-prefeita da maior cidade do país, Erundina depende de convites para participar dos debates. O Psol tem apenas seis deputados federais exercendo mandato.

Em Curitiba, três candidatos dependem de convites para debater na TV: Xênia Mello (Psol), Afonso Rangel (PRP) e Ademar Pereira (Pros).