erundinaReprodução/Internet

O primeiro programa da candidata do Psol à prefeitura de São Paulo, Luíza Erundina, mostrou um meme com o ator John Travolta no filme “Pulp Fiction” para criticar a ausência dela no debate da Band, na segunda-feira (22). Ela chegou a ser convidada pela emissora para participar do debate, mas teve sua presença vetada pelas campanhas de João Doria (PSDB), Marta Suplicy (PMDB) e Major Olímpio (SD).

Erundina não apareceu na própria propaganda, mas comemorou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na quinta-feira decidiu que candidatos de partidos com menos de dez deputados federais podem ser convidados pelas emissoras sem depender da aprovação dos demais. “Vou sair da invisibilidade”, afirmou. “Só tenho aparecido na mídia virtual. Então, pelo menos nos debates, estarei disputando em igualdade de condições com os outros candidatos”. As informações são da Folhapress.

A lei determina que os candidatos de partidos ou coligações com mais de nove deputados federais devem participar dos debates na TV. Os demais não têm presença garantida, mas podem ser convidados pelas emissoras. Até a decisão do STF, a participação dos pequenos dependia da aprovação de pelo menos dois terços dos demais candidatos.

Em Curitiba, três candidatos estão nesta situação: Ademar Pereira (Pros), Afonso Rangel (PRP) e Xênia Mello (Psol). Eles participaram do debate na Band Curitiba, no dia 22, a convite da emissora. Não houve vetos por parte dos demais candidatos.