fruet greca tv

fruet greca tv2

Depois de um início morno, os candidatos a prefeito de Curitiba elevaram o tom das críticas entre si na propaganda eleitoral de rádio e televisão. A escalada de ataques e contrataques ficou mais evidente nos programas e inserções dos dois líderes das pesquisas, o candidato do PMN, Rafael Greca e o atual prefeito e candidato à reeleição, Gustavo Fruet (PDT).

Em vídeo exibido ao longo da programação, Fruet partiu para cima do ex-prefeito, questionando as “mudanças de lado” dele entre os grupos políticos dos ex-governadores Jaime Lerner, Roberto Requião (PMDB) e do atual governador Beto Richa (PSDB) ao longo dos anos. Greca rebateu com outro vídeo no qual lembra que Fruet tentou ser candidato a prefeito no PMDB de Requião e no PSDB de Richa, mas acabou não conseguindo e se elegeu em 2012 com o apoio do PT da ex-presidente Dilma Rousseff e da senadora Gleisi Hoffmann.

“Num passado distante Greca não amava Requião”, diz a propaganda de Fruet, exibindo em seguida vídeo no qual o ex-prefeito, então aliado de Lerner, critica o senador, dizendo que Requião, ao seu ver “é um exú do contra, um senador do contra. Parece um caluniador de esquina lá da Boca Maldita, que olha um desafeto seu e diz: ‘esse sujeito não vale nada’.”

“Na época Greca amava Lerner. Mas Greca queria ser candidato ao governo. Lenner não queria que ele fosse. Então ele passou a amar Requião”, continua a propaganda do atual prefeito. “Junto com Requião, Greca não amava Ducci e também não amava Richa”, afirma a propaganda, exibindo ao fundo imagens do público no teatro Guaíra pedindo ‘fora Beto Richa’ e reprodução de twitter em que Greca comenta o episódio afirmando que ‘enquanto isso no teatro Guaíra a voz do povo clamor de justiça’.

“Mas Greca queria ser candidato a prefeito e Requião não queria que ele fosse. Então Greca passou a amar Ducci e também Beto Richa. Ninguém sabe a sequência dessa história. Amor de conveniência e falta de coerência. Você confia?”, conclui a propaganda de Fruet, ironizando o slogan de campanha de Greca, cuja coligação tem o nome de “Inovação e Amor”.

A campanha de Greca respondeu acusando Fruet de usar o horário eleitoral para atacá-lo. “Fruet, quando era do PMDB, quis ser prefeito e não deu certo. No PSDB também não deu certo. Aliou-se ao PT de Dilma e Gleisi, elegeu-se, mas não deu certo. Poucos recursos federais, impeachment, e pra piorar colocou o povo de Curitiba no meio de uma briga com o governo do Estado”, diz a inserção.

O candidato do PMN aproveita a deixa para acusar ainda Fruet de criar um conflito político com o governo do Estado, com prejuízo para Curitiba. “Greca tem orgulho de ter sido urbanista no IPPUC e quando prefeito manteve relação com os dois governadores da época: Jaime Lerner e Requião. Deu certo. Ganhou o prêmio mundial do habitat”, alega. “Diferente de Fruet, Greca manteve o diálogo com firmeza, liderança, ideias próprias e claras. É proposta concreta de Greca o fim da briga com o governo do Estado que tanto prejudica Curitiba. Siga em frente prefeito Fruet, pois esse jeito de fazer campanha e governar são velhos, ultrapassados, ruins para o povo”, aponta a campanha do ex-prefeito.

Em outra inserção, Greca também ironizou os ataques de Fruet, dizendo que vai usar as “pedras” atiradas pelos adversários para consertar as calçadas de Curitiba.

Assista as propagandas abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=bw53_TZXoOE

https://www.youtube.com/watch?v=L_XGs9roKfM