ana julia Foto: André Nishizaki/divulgação

Estudantes do movimento “Ocupa Paraná” participaram da sessão de hoje da Assembleia Legislativa para defender a ocupação das escolas no Estado em protesto contra a reforma do ensino médio. Em discurso na tribuna, a aluna do colégio Alencar Guimarães, Ana Julia Pires, acabou entrando em confronto com o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB). Ela acusou os deputados de terem “sangue nas mãos” por nunca terem se importado com os problemas do ensino público, antes do episódio da morte de um aluno em uma escola ocupada em Santa Felicidade, Curitiba. “O sangue do Lucas (Mota) está nas mãos de vocês”, afirmou ela.

Traiano reagiu ameaçando cortar a palavra da estudante e encerrar a sessão, diante da manifestação de alunos que estavam presentes nas galerias do plenário. “Aqui ninguém agrediu deputado ontem”, afirmou o presidente da Assembleia, referindo-se ao dia anterior, onde integrantes do movimento contrário às ocupações participaram da sessão de ontem. Na ocasião, integrantes do movimento que estavam nas galerias xingaram deputados que defenderam as ocupações. “Aqui ninguém está com a mão suja de sangue não”, disse Traiano.

A estudante pediu desculpas mas afirmou que o Estatuto da Criança e do Adolescente aponta que o Estado é responsável pelo bem estar dos adolescentes. Ela afirmou ainda que é um “insulto” aos estudantes dizer que eles são manipulados ou doutrinados politicamente. “Não estamos nas ocupações de brincadeira, sabemos o que queremos. Somos um movimento apartidário”, disse, afirmando que o movimento luta pela melhoria da educação e um ensino com senso crítico para os alunos de hoje e do futuro.

“Ontem nós fomos xingados de canalhas, bandidos, ladrões, vagabundos, filhos de prostitutas por adultos”, afirmou o deputado Tadeu Veneri (PT), elogiando os estudantes do movimento de ocupação.

Assista no vídeo abaixo o discurso da estudante: