Plenário do Senado

Reportagem publicada hoje pelo blog Fausto Macedo do Estadão aponta que gravações feitas a partir de escutas telefônicas da operação “Carne Fraca”, que investiga fraudes na fiscalização de frigoríficos citam o nome do deputado federal paranaense Sérgio Souza (PMDB), como tendo recebido “muito dinheiro” do ex-superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná, Daniel Gonçalves Filho, preso na semana passada acusado de chefiar o esquema.

De acordo com a reportagem, a citação aparece em uma conversa telefônica de 11 de abril de 2016 entre Gil Bueno de Magalhães, ex-superintendente regional do ministério no Paraná também preso pela operação e um homem de nome Francisco, que representaria a Cooperativa Agroindustrial Castrolanda, de Castro (Campos Gerais). Na conversa, que teria acontecido na véspera da votação do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), Gil Bueno e o representante da cooperativa comentavam o afastamento de Daniel Gonçalves do cargo, em meio a suspeitas de cobrança de propina para “aliviar” fiscalizações contra frigoríficos.

Veja abaixo a transcrição publicada pelo Estadão, que começa com Francisco perguntando a Gil sobre o deputado Souza:

“Francisco: Gil, aquele, aquele Sérgio Souza, pelo que me falaram, ele tá, ele tá a favor do PT nessa história do impeachment, impeachment?”
Gil: “Hã han. Tá ele recebe, ele recebeu muito dinheiro do suspenso aí (em referência a Daniel Filho)
Francisco: “Ah…ah, ele tá com o rabo preso”
Gil: “É” (ininteligível) “com ele é, entende?”
Francisco: “Humm”
Gil: “Então eu não sei o que ele vai”
Francisco: “Tá louco, quem escapa hoje em dia não?”
Gil: “É, é complicado, tá?”
Francisco: “É”

Em outro diálogo interceptado pela PF na Carne Fraca, de 12 de abril de 2016, a chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do ministério, Maria do Rocio diz a um funcionário da Seara, Flávio Cassou que Souza havia prometido “segurar, segurar, segurar”, Daniel no cargo, segundo o Estadão. Na ocasião, Flávio comentava com Maria do Rocio o afastamento de Daniel na devido a um processo administrativo.

Flavio: “Isso, é que agora ontem suspenderam e hoje exoneraram”
Maria: “Tá brincando”
Flávio: “Foi ele, foi Tocantins, foi São Paulo. PMDB FOI TUDO. Dai eu queria saber com o deputado pra ver se precisa dar um toque, dar uma mexida, mexer na empresa, mas ele não me atende o desgraçado”
Maria: “Tá brincando”.

Abaixo o trecho da transcrição:

Souza grampo