Rubico Camargo assume a presidencia do IPEM.Curitiba, 17-01-11Foto: Arnaldo Alves / SECSramiro

O presidente Michel Temer e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, acabaram anulando duas das cinco nomeações para a diretoria executiva da Itaipu Binacional, feitas no último dia 14. Um  decreto publicado nesta sexta-feira (24), no Diário Oficial da União (DOU), anula as nomeações de  Rubens de Camargo Penteado, o Rubico, que assumiria o cargo de diretor técnico executivo, e de Ramiro Wahrhaftig, que iria para  Diretoria de Coordenação. Os dois são ex-dirigentes partidários, o que os impede de assumir cargos de comando em empresas públicas pela nova Lei das Estatais.

Rubens de Camargo Penteado integrou o diretório estadual do PPS paranaense até 23 de junho de 2016 . Já Ramiro Wahrhaftig fez parte do diretório do PSD paranaense até maio do ano passado.

O Diário Oficial desta sexta ainda traz a nomeação do filho ex-vice-governador Orlando Pessuti, Orlando Moisés Pessuti, como conselheiro da Itaipu Binacional. Também foram nomeados como conselheiros da estatal Paulo Jerônimo Bandeira de Mello Pedrosa e Adaílton da Rocha Teixeira. Todos terão mandato até 16 de maio de 2020.

O nome dos novos diretores devem ser formalizados na semana que vem.