Pedro Ribas/SMCS

Pedro Ribas/SMCS

Poucas vezes em sua história Curitiba enfrentou uma situação tão delicada como a encontrada no início de 2017. Em contrapartida, poucas vezes a cidade exigiu tanto senso de responsabilidade, competência de gestão e esforço de toda a Prefeitura para superar as dificuldades. O diagnóstico do prefeito Rafael Greca baseia-se numa ampla análise feita nas contas do município desde o início da gestão, em 1º de janeiro.O balanço foi feito na manhã desta segunda-feira (10).

O quadro, que já era conhecido mesmo antes de Greca assumir a Prefeitura, revelou-se muito mais drástico na medida em que os técnicos debruçaram-se sobre a situação real herdada pela administração. “Mas Curitiba é muito mais forte que seus desafios”, destaca o prefeito. “Se ignorarmos a crise, ela engole a gente, mas se a enfrentarmos de frente, ela some; e é isso que estamos fazendo.”

O prefeito destaca que os problemas exigem um amplo esforço do município e reforça que para superá-los é fundamental a aprovação do Plano de Recuperação de Curitiba.

“Temos um rombo de R$ 2,1 bilhões no orçamento”, afirma. “Não se resolve um problema desse tamanho da noite para o dia, mas vamos cumprir nossas obrigações, resolver os problemas imediatos e voltar a ter condições de investir nos projetos que a cidade precisa para se desenvolver. Para isso é importante que os vereadores analisem com muito zelo o Plano de Recuperação que enviei à Câmara Municipal.”

Mesmo com todas as dificuldades impostas por uma situação de virtual insolvência das contas municipais, o prefeito conseguiu nesses primeiros cem dias de governo impor um ritmo de atividades que já trouxe de volta o protagonismo da Prefeitura em benefício da capital.

As ações incluem medidas mais complexas, como as reunidas no Plano de Recuperação e no programa Saúde Já, e outras mais simples mas igualmente importantes, demonstrando que a obtenção de resultados, em muitos casos, demanda apenas uma gestão competente e dedicada.

Dessa forma, foram reativadas de obras e serviços que estavam paralisados e viabilizadas ações em vários pontos.

“Vamos tirar Curitiba do buraco em que ela foi colocada nos últimos anos”, diz o prefeito. “Agora, a cidade anda para a frente.”

 Veja as principais ações dos cem primeiros dias da gestão Greca.