Sindicatos dizem que governo já tem como pagar reajuste de servidores

17 maio, 2017 às 15:14  |  por Ivan Santos

fes traiano
Foto: APP Sindicato/divulgação

Integrantes do Fórum das Entidades Sindicais do Paraná (FES) – que representa os servidores públicos estaduais – entregaram hoje ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e ao líder do governo na Casa, Luiz Cláudio Romanelli (PSB), um estudo com base em dados do Portal da Transparência do governo segundo os quais o Estado registrou um aumento de arrecadação nos primeiros quatro meses de 2017 que permitem o pagamento do reajuste salarial do funcionalismo.

O reajuste – referente à reposição da inflação de 2016 – que por lei aprovada em junho de 2015 deveria ter sido pago em janeiro último foi suspenso por tempo indeterminado no final do ano passado, sob a alegação do governo de que o Estado não teria condições financeiras de quitá-lo.

O estudo foi feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Paraná (DIEESE/PR). Segundo o levantamento, o governo teve um aumento de receita de 9% no primeiro quadrimestre do ano. O Índice de Preços aos Consumidor Amplo (IPCA) do mês de abril fechou em 0,14%, além da inflação acumulada em 4,08%, nos últimos 12 meses.

Com os dados do mês de abril encerrando o primeiro quadrimestre, o economista Cid Cordeiro explica que as finanças públicas são olhadas a partir de quadrimestres por causa dos relatórios fiscais. “O resultado veio muito bem com a receita crescendo em 9%, enquanto o governo apostava em 0%. O gasto com pessoal, na nossa estimativa, cai de 45%, como encerrou em 2016, para um patamar de 42% e 43%. Ou seja, todas as restrições que o governo levantou para suspender o reajuste não existem mais. Por isso, estamos dizendo que há condições de conceder o reajuste de 8,53% a partir dos bons indicadores que o quadrimestre revela das finanças do Estado”, afirmou o economista.

Nos cálculos do Fórum, o governo deve aos servidores 6,29% de reposição da inflação de janeiro de 2016, mais 1% (de janeiro) e 1,10% (de maio). O acumulado no período significaria uma dívida de 8,53% com data-base do funcionalismo.

“No dia de hoje, com os próprios dados do governo, estamos demonstrado que a arrecadação do Estado tem aumentado, embora reconhecemos que são períodos difíceis. Mas o governo tem condições de pagar a reposição salarial. É só a inflação referente ao ano passado. Então não tem nenhum ganho real de salário para nenhum trabalhador no momento”, disse a a secretária de Finanças da APP, professora Marlei Fernandes.

O fórum deve se reunir hoje com a secretária da Administração do governo, Marcia Carla Pereira Ribeiro, para tratar desses números.

1 Comentários

Uma ideia sobre “Sindicatos dizem que governo já tem como pagar reajuste de servidores

  1. Pedro

    Por que esta todo mundo quieto, final de Maio esta ai, cade o nosso reajuste deste ano?
    Cade o nosso Reajuste atrasado com +1%
    Cade a nossa progressão que ainda não veio???????
    Por que não tem nenhuma noticia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>