Greca Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca (PMN) sancionou hoje os quatro projetos do pacote de ajuste fiscal aprovados pela Câmara Municipal de Curitiba na segunda e terça-feira, em meio a uma “batalha” com os servidores públicos contrários às medidas. Ao sancionar as propostas, Greca afirmou que agora sua adminjistração estaria pronta para avançar.

“A administração pode vislumbrar agora a efetiva possibilidade de retomada de um processo equilibrado de gestão e desenvolvimento da cidade”, disse o prefeito. “Os desafios ainda são grandes, mas começamos a fazer Curitiba voltar a ser a Curitiba que todos queremos, com uma administração responsável, que zela pelos seus cidadãos”, afirmou Greca.

As medidas incluem o aumento de 11% para 14% das contribuições dos servidores para a previdência municipal a partir de 2018 e o saque de R$ 600 milhões do fundo de aposentadoria pela prefeitura; o adiamento da data-base do reajuste salarial anual do funcionalismo de março para outubro; o leilão de dívidas da prefeitura e a criação da Lei de Responsabilidade Fiscal municipal. Outros sete projetos do pacote que não estão sob regime de urgência aguardam parecer da Comissão de Economia da Câmara, e serão votados apenas após o recesso parlamentar de julho, em agosto, quando os vereadores retomam os trabalhos.

Os projetos foram aprovados no início da semana, em sessões na Ópera de Arame, depois que as duas outras tentativas de votá-los terminou em invasão da Câmara. Na segunda-feira, 24 pessoas ficaram feridas – entre elas 14 policiais e dez manifestantes, segundo a Secretaria de Segurança Pública – nos confrontos entre a PM e os servidores que protestavam contra as medidas. Na terça-feira, os vereadores aprovaram as propostas em segundo turno, ainda sob forte esquema de segurança, mas já sem a presença de manifestantes nas proximidades da Ópera de Arame. Os servidores se concentraram em manifestações no Centro Cívico.

Greca agradeceu aos vereadores, que segundo ele votaram os projetos “sob pressão de sindicalistas” e manifestantes contrários às propostas. “Os vereadores reafirmaram o compromisso com a cidade, com os cidadãos e com os servidores”, afirmou o prefeito em mensagem enviada ao líder do governo na Casa, Pier Petruzziello.