Katia

A Comissão Processante da Câmara que analisa a denúncia contra a vereadora Katia Dittrich (SD) – acusada de ficar com parte dos salários de ex-assessores – deve decidir esta semana se o processo seguirá em frente ou deve ser arquivado. Na quarta-feira, Dittrich (SD) protocolou sua defesa e com isso, a comissão passou a ter cinco dias para tomar uma decisão. Na defesa, a vereadora refirmou as alegações feitas anteriormente de que tudo não passaria de um “complô” do suplente e ex-vereador Zé Maria (SD), que teria “plantado” ex-assessores em seu gabinete para incriminá-la e tomar sua vaga na Câmara. Zé Maria nega as acusações.

“Na minha inocência, não percebi que se tratava de um complô, mas ali nas provas tudo vai se materializar”, disse a parlamentar. Ela queixou-se também de ter perdido a liberdade por conta das denúncias e chegou a interromper o trabalho pela defesa dos animais. “A gente vai no supermercado e é xingado, agredido, então é muito difícil. Espero que a partir do momento que eu seja inocentada, a imprensa me dê também um espaço para eu poder mostrar a minha defesa e andar de cara limpa pela cidade sem ser importunada no supermercado aos gritos”, afirmou Dittrich.

Após os próximos cinco dias úteis, se a Processante optar por arquivar o processo de cassação do mandato da parlamentar, terá que submeter essa decisão ao plenário. Os vereadores podem discordar da comissão e determinar o prosseguimento da apuração. Se essa possibilidade de arquivamento não for levantada, é dada sequência normalmente na investigação, sem consulta ao plenário.