veneri

Os deputados estaduais aprovaram ontem nota de repúdio a carta pública divulgada pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e outras 27 entidades de classe da região dos Campos Gerais, manifestando apoio ao general Antonio Hamilton Mourão. Em palestra em setembro, em Brasília, Mourão afirmou que as Forças Armadas estrariam preparadas para promover uma “intervenção militar” no País caso o Judiciário não resolvesse “o problema político”, referindo-se aos escândalos de corrupção.

Líder da bancada de oposição, o deputado Tadeu Veneri (PT) disse que a manifestação da ACIPG e outras entidades é muito grave. “A publicação desta carta, além de infeliz, é gravíssima. A sociedade tem o dever se unir e combater, com ações, todo tipo de autoritarismo”, afirmou. O líder do governo, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB), fez questão de manifestar apoio à nota. “Felizmente, o Exército Brasileiro é dirigido por patriotas que não se deixam levar pelas viúvas da ditadura”, apontou Romanelli.

Deputado com base eleitoral em Ponta Grossa, o primeiro-secretário da Assembleia, Plauto Miró Guimarães (DEM), porém, fez ressalvas à manifestação dos colegas. “Concordo em quase tudo naquilo que foi colocado pelas entidades representativas dos Campos Gerais”, disse ele. “Tem que se respeitar segmentos que representam o setor produtivo”, alegou Plauto. Apesar da discordância, a proposta foi aprovada em votação simbólica, por unanimidade.