romanelli Reprodução/facebook

O Movimento Brasil Livre (MBL) de Curitiba lançou desde ontem um ataque virtual contra o líder do governo Beto Richa na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB). O motivo foi a posição contrária do parlamentar ao projeto ‘Escola sem partido’, pelo qual a bancada evangélica pretende restringir discussões sobre política e sexualidade na rede de ensino estadual.

Na terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia adiou novamente a votação do projeto, depois que parlamentares pediram vistas ao substitutivo apresentado pelo relator, deputado Edson Praczyk (PRB), à proposta original, do deputado Ricardo Arruda (PEN). Durante a sessão, integrantes do MBL se manifestaram em favor do projeto.

Romanelli já se manifestou contra a proposta, afirmando que ela representa um “retrocesso” e um “retorno às trevas”, alegando que ao tentar proibir os professores de falarem sobre política e sexualidade, o projeto fere princípios constituicionais que garantem “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber” e prevêem o “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas e coexistência de instituições públicas e privadas de ensino”.

Inconformados com a posição do líder governista, os integrantes do MBL publicaram um post no Facebook com os números do telefone do gabinete do parlamentar e de seu celular. Pessoas de todo o País começaram a ligar para Romanelli, xingando o deputado e também atacando-o nas redes sociais. O parlamentar teve que suspender sua página no Facebook e também denunciou o post.

“Por que o Deputado Romanelli é contra o Escola Sem Partido?!?!? Escola deve ser livre de qualquer tipo de doutrinação. Escola Sem Partido, Já!!!”, diz um dos posts do MBL. “…o meme diz tudo! Lembre que o Deputado Romanelli é contra a Família Paranaense nas próximas eleições!!!”, afirma outro.