professores Foto: APP-Sindicato

Professores e funcionários de escolas estaduais promoveram um protesto hoje, no Centro Cívico, contra a redução dos salários dos professores temporários contratados por Processo Seletivo Simplificado. A manifestação começou na praça Nossa Senhora de Salete, e avançou até o Palácio Iguaçu, onde uma parte dos manifestantes entrou no saguão da sede do governo. Segundo a APP-Sindicato, a ocupação é pacífica e a reivindicação imediata é que a direção seja recebida pela governadora em exercício, Cida Borghetti (PP), já que o governador Beto Richa (PSDB) está em viagem ao exterior.

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Educação lançou um edital para a contratação de professores temporários para o ano que vem. Segundo o edital, a hora de trabalho teria uma redução de 13%, passando de R$ 15,73 para R$ 13,63 por hora/aula.

Além de uma reunião com a cúpula do governo, os professores devem também ir até a Assembleia Legislativa para pedir o apoio dos deputados. Por volta das 12 horas, eles entraram no hall de entrada do Palácio na tentativa de pressionar as autoridades para a realização da reunião.

A categoria também protesta pelo mesmo motivo em cidades como Londrina, Maringá, Toledo, Umuarama, Foz do Iguaçu e Cascavel.