Nelson Justus
Foto: Sandro Nascimento/Alep

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou ontem que a direção da Casa estuda impor restrições às homenagens feitas por deputados a entidades e associações de classe. A declaração foi uma resposta às críticas do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, deputado Nelson Justus (DEM), contra o que ele chamou de “banalização” nas homenagens feitas por parlamentares em nome do Legislativo.

“Não tenho nada contra quem homenageia pessoas que mereçam ser homenageadas. O que não podemos é banalizar e usar o nome da Assembleia Legislativa para homenagens grosseiras e sem valor nenhum e que criam um mal estar para essa Casa”, disse Justus. O presidente da CCJ afirmou que na última quinta-feira, havia uma fila de centenas de pessoas que estavam recebendo certificados como homenageadas pela Assembleia. E para amanhã, outro evento dessa natureza estaria previsto.

“Mas pombas. É a Assembleia Legislativa que vai homenagear. Não é o circo do ‘chique-chique’, nem os Irmãos Queirolo, é a Assembleia Legislativa”, apontou Justus.

Traiano concordou com o presidente da CCJ. “A Assembleia não emite diplomas, a não ser em ocasiões especiais”, disse o presidente da Casa. O tucano reconheceu que os deputados, por vezes, exageram nas homenagens por interesse em se promover. “Todos têm o direito de buscar sua autopromoção. Acho que vamos proibir esse tipo de manifestação. Toda semana tem eventos dessa natureza”, criticou ele.