Diga não às dietas

27 agosto, 2015 às 07:00  |  por Luciana Kotaka

Dietas são contraproducentes, fique atento.

Dukan-Diet-3-recipes-for-attack-phase

Sempre ouvi dizer que comer é uma arte e acredito que seja mesmo, pois poucos conseguem comer com equilíbrio. O fato é que comer dá muito prazer de forma rápida e gostosa, é só nos lembrarmos de quando acabamos de fazer uma refeição, que sensação boa sentimos.

Comer é um ato que fazemos cotidianamente, várias vezes ao dia e muitas pessoas que apresentam compulsão alimentar me questiona como comer menos se estamos o tempo todo em contato com a comida, se necessitamos dela para viver.

A grande questão está aí, necessitamos de comida para nos mantermos vivos, porém o excesso dela só nos trará doenças que podem interferir na qualidade de vida e desencadear outras doenças, como diabetes, pressão alta, problemas cardíacos, articulações, etc.

Desta forma, comer com parcimônia é o caminho da saúde, por isso aprender a comer para nossa fome deve ser uma rotina a ser seguida repetidamente.

Mas como controlar o nosso desejo de comer? E as crises de compulsão alimentar?

Quando se identifica que a comida cumpre mais de uma função em sua vida é preciso ficar alerta, pois até podemos comer pelo prazer de provar novos sabores, mas quem come em excesso nem chega a sentir o sabor, mal mastiga e engole a comida.

A psicoterapia com foco na obesidade e transtornos alimentares trabalha essas questões do por que não conseguimos comer como deveríamos, aprenderemos a identificar o que está por trás dessa necessidade de comer em excesso, das compulsões e auxilia no processo de mudança.

A conscientização é o primeiro passo, entender a serviço de quê a gordura está em seu corpo, podendo assim traçar estratégias para mudar a situação atual. Parece simples, mas esse trabalho exige motivação, determinação e disciplina.

Por isso a terapia, pois após se tentar várias dietas malsucedidas é preciso entender que algo está travando todo o processo de perda de peso, para que dessa vez se elimine e aprenda a se manter no peso ideal para ter saúde.

Comer é um ato que repetiremos o resto de nossas vidas, por isso não podemos negligenciar a nossa saúde, e sim ir em busca de técnicas que possam ajudar a mudar esse comportamento compulsivo em relação à comida.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>