Quem consegue parar de fumar?

16 maio, 2017 às 15:19  |  por Luciana Kotaka

A hipnose pode ser um excelente caminho para quem deseja largar o vício de fumar

livre-cigarro

Só quem já experimentou colocar um cigarro na boca e não conseguir viver sem ele, sabe a dor e a dificuldade de largar de fumar. Para quem nunca fumou ou até já tentou e não criou dependência é muito fácil achar que esse processo é simples, mas garanto que é bem mais complicado do que aparenta ser.

O cigarro é uma droga que causa dependência física e emocional, o que torna esse vício tão difícil de resolver, além de ser liberado e de fácil acesso, o que se torna um problema sério para aqueles que buscam o alívio imediato da ansiedade e até mesmo do estresse.

Alguns relatam que o cigarro é um companheiro nas horas de solidão, outros sentem que a criatividade aumenta e até ajuda a inspirar na hora de escrever um texto. Pois é, a verdade é que a droga cumpre uma função diferente de acordo com quem a consome, o que dificulta uma ação em larga escala no combate do fumo.

Entretanto há diversas terapias que visam ajudar uma pessoa a parar de fumar, entre elas a psicoterapia de apoio emocional e a medicamentosa. Mas podemos recorre à hipnose, que utiliza técnicas que são eficazes para que se pare de fumar.

Como todas as opções no mercado, que servem para ajudar uma pessoa a parar de fumar, a hipnose também pode funcionar melhor para uma pessoa e para outra não, o que difere na verdade é o real desejo de parar de utilizar o cigarro como uma bengala.

Hoje logo pela manhã conversava com uma paciente sobre isso, o quanto muitas vezes queremos, mas no fundo não decidimos tomar essa decisão, pois apesar do cigarro ter cheiro ruim, fazer mal à saúde, incomodar as pessoas que convivem conosco, ele traz alguns benefícios emocionais que são difíceis de largar mão.

Por isso a psicoterapia tem a função de complementar a hipnose, para que se tenha sustentação na hora da decisão, para que o indivíduo possa substituir o vício do cigarro por outras opções mais saudáveis, não transferindo a compulsão de fumar por outra como o àlcool, compras, etc.

A hipnose se utiliza de técnicas que há décadas vêm sendo utilizadas com objetivos que visam a curar ou mesmo amenizar conflitos, traumas, fobias, vícios, luto, dores emocionais, como a depressão, obesidade, compulsão alimentar, entre tantos outros benefícios.

Desta forma, vem agregar no trabalho psicoterapêutico na solução de problemas diversos, principalmente nos que o próprio paciente tem a possibilidade de se responsabilizar pela sua cura e bem-estar.

 

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>