decantar-ou-aerar-vinhos

Quando Decantar e Quando Aerar o Seu Vinho

10 março, 2017 às 15:31  |  por Debora Breginski

Hoje em dia é muito comum as pessoas se confundirem entre decantar ou aerar um vinho! Decantar significa separar a borra do vinho! Aerar significa oxigenar o vinho! E aí eu te pergunto: DECANTAR OU AERAR? Pois bem vou explicar!

Vinhos amadurecidos ou velhos, como as pessoas dizem, na maioria das vezes tintos criam sedimentos naturais devido a quantidade de anos e tipos de produção, formando pequenas partículas ou cristais no fundo da garrafa.

Estas borras como não causam nenhum mal a saúde, mas muitas vezes se tornam desagradáveis e é aí que o decanter entra. Já nos vinhos mais modernos não seria preciso decantar pois não apresentam borra! Mas hoje em dia está na moda, muitas vezes por que é mais bonito todo o serviço!

E aí que está a confusão…

Vinhos mais jovens e mais potentes precisam de oxigênio para serem melhorados antes da degustação. Este processo não se chama decantação e sim aeração, que é feito pelo mesmo instrumento o DECANTER.

Então com o DECANTER podemos executar os dois serviços: o de decantação que é separar a borra e a aeração que nada mais é que a exposição controlada do vinho ao oxigênio fazendo com que libere mais aromas e sabores!

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>